quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Projeto didático de ciências


PROJETO DIDÁTICO
Público alvo: 4º ano do ensino fundamental l
Duração: aproximadamente 10 aulas
Disciplina: Ciências
 Tema: Borboletas
Subtema: A evolução das borboletas
Objetivos:
¨      Reconhecer processos e etapas de transformação das borboletas
¨      Organizar e registrar informações por meio de desenhos, perguntas, quadros, debates,  textos sob orientação do professor
¨      Estabelecer relações entre características e comportamento dos seres vivos, condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida e preservação das espécies.
JUSTIFICATIVA
       A borboleta é um inseto que passa por um processo de transformação interessante. No seu ciclo de vida, elas processam uma metamorfose completa      que é dividida em fases. No entanto, o processo evolutivo que esta espécie de inseto passa para chegar à fase adulta, acaba passando despercebido por muitos dos seus admiradores.
       Sendo assim, incentivar os alunos a conhecer de forma mais profunda a vida desse inseto, irá refletir de modo positivo no desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos, ampliando os conhecimentos dos mesmos acerca do processo evolutivo das borboletas.
        Para isso, será trabalhado o Projeto Borboletas com o tema “A evolução das borboletas”,onde serão realizadas pesquisas, observação, registros, apresentação de vídeo entre outras atividades que o tema do projeto irá proporcionar neste trabalho que terá duração de aproximadamente 10 aulas.
CONTEÚDOS:
Conceituais:
       Compreensão a diferentes do ciclo vital das borboletas
Procedimentais:
busca e coleta de informações por meio da observação direta e indireta, da leitura de textos sobre o ciclo de vida da boboleta.
Organização e registro de informações por meio de denhos, esquemas e resumo.
Atitudinais:
Valorização da diversidade e preservação das espécies
Atividades:
        Aula de vídeo com o processo da metamorfose das borboletas, Aulas prática , produção de textos, desenhos, leitura pelo ptofessor e pelo aluno de textos informativos.
Recursos:
        Livros, pesquisa na internet, cartolina, lápis de cor ou hidrocor, câmera fotográfica, material para arte, vídeo...
Avaliação:
        Será avaliado o desempenho e envolvimento dos alunos durante cada etapa do projeto, assim como também as aprendizagens esperadas através de observação e registros que serão feitos pelo professor a partir da realização de cada atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário