PROJETO DIDÁTICO
Público
alvo: 4º ano do ensino fundamental l
Duração:
aproximadamente 10 aulas
Disciplina: Ciências
Tema: Borboletas
Subtema:
A evolução das borboletas
Objetivos:
¨ Reconhecer
processos e etapas de transformação das borboletas
¨ Organizar
e registrar informações por meio de desenhos, perguntas, quadros, debates, textos sob orientação do professor
¨ Estabelecer
relações entre características e comportamento dos seres vivos, condições do
ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida e preservação das
espécies.
JUSTIFICATIVA
A borboleta é um inseto que passa por um
processo de transformação interessante. No seu ciclo de vida, elas processam
uma metamorfose completa que é
dividida em fases. No entanto, o processo evolutivo que esta espécie de inseto
passa para chegar à fase adulta, acaba passando despercebido por muitos dos
seus admiradores.
Sendo assim, incentivar os alunos a
conhecer de forma mais profunda a vida desse inseto, irá refletir de modo
positivo no desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos, ampliando os
conhecimentos dos mesmos acerca do processo evolutivo das borboletas.
Para isso, será trabalhado o Projeto
Borboletas com o tema “A evolução das borboletas”,onde serão realizadas
pesquisas, observação, registros, apresentação de vídeo entre outras atividades
que o tema do projeto irá proporcionar neste trabalho que terá duração de
aproximadamente 10 aulas.
CONTEÚDOS:
Conceituais:
Compreensão a diferentes do ciclo vital
das borboletas
Procedimentais:
busca
e coleta de informações por meio da observação direta e indireta, da leitura de
textos sobre o ciclo de vida da boboleta.
Organização
e registro de informações por meio de denhos, esquemas e resumo.
Atitudinais:
Valorização
da diversidade e preservação das espécies
Atividades:
Aula de vídeo com o processo da
metamorfose das borboletas, Aulas prática , produção de textos, desenhos,
leitura pelo ptofessor e pelo aluno de textos informativos.
Recursos:
Livros, pesquisa na internet,
cartolina, lápis de cor ou hidrocor, câmera fotográfica, material para arte,
vídeo...
Avaliação:
Será avaliado o desempenho e
envolvimento dos alunos durante cada etapa do projeto, assim como também as
aprendizagens esperadas através de observação e registros que serão feitos pelo
professor a partir da realização de cada atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário