PLANO DE AULA
Disciplina:
História
Ano:
3º
Tema
transversal: Trabalho e Consumo
Objetivo:
Comparar o modo de vestir de antes com o modo
de hoje.
Conteúdos:
Trabalho,
consumismo e os diferentes modos de vestir de antes e de hoje.
Metodologia:
1ª aula
Questionar os alunos:






Propor que os alunos falem os nomes das
roupas que as pessoas usam hoje;
Listar os nomes em papel metro e expor
na sala.
2ª aula
Solicitar que pergunte a seus avós o
nome e os tipos de roupas que de antigamente e registre no caderno para trazer
para sala.
Pedir que comparem com os tipos de
roupas que estão em uso atualmente questionando-os:



Caso não saiba dizer, o professor irá
explicar a questão da moda, marca, etc.
3ª aula
Solicitar que peçam retalhos de panos a alguém da comunidade para trazer
para a sala.
Propor que monte um painel com esses
retalhos e exponham na parede da sala.
4ª aula
Convidar uma pessoa idosa da comunidade
que sabe para vir a sala relatar como as pessoas se vestiam antigamente.
Incentivar os alunos a fazer questionamentos
para a pessoa tipo:
O nome dos panos que eram usados, como
era adquirido, onde compravam, falar um pouco também de como eram feitos os
sapatos, quantas roupas uma pessoa possuía e anotar as respostas no quadro.
5ª aula
Pedir que os alunos tragam para a sala
fotos de pessoas que antigamente de seus avós, bisavós e outras pessoas da
família;
Fazer uma observação dos tipos de roupa
de hoje com os de antigamente, através das fotos;
Propor que confeccione um cartaz;
Pedir
que comentem acerca das observações que fizeram;
Recursos:
Papel
metro, piloto, quadro, fotos e retalhos.
Avaliação:
A avaliação será feita através de
observação do desenvolvimento dos alunos e participação nas atividades.
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